O Tempo

"O tempo! O passado! Aí algo, uma voz, um canto, um perfume ocasional levanta em minha alma o pano de boca das minhas recordações... Aquilo que fui e nunca mais serei! Aquilo que tive, e não tornarei a ter! Os mortos! Os mortos que me amaram na minha infância. Quando os evoco toda a alma me esfria e eu sinto-me desterrado de corações, sozinho na noite de mim próprio, chorando como um mendigo o silêncio fechado de todas as portas."
........................................................................................................................ Fernando Pessoa

março 16, 2013

Guarda-chuva


Em dias de chuva e vento, é comum encontrarmos abandonados pelo caminho guarda-chuvas com as varetas partidas e completamente torcidas. É tal o estado de desespero em que as pessoas ficam, que os abandonam ali mesmo, vergados pela impotência que sentem sob as rajadas de vento e a chuva pesada que os ensopa da cabeça aos pés.
Num dia desses, ao passar pelo que sobrou de um chapéu abandonado, veio-me à memória a figura do “Ti Manel dos Bigodes”. Aos meus olhos de criança já era velhote. Usava um grande bigode, que certamente deu origem à alcunha. De quando em quando passava à minha rua tocando ferrinhos anunciando a sua presença ali. Ao ombro, a descair sobre as costas, um rolo de folha de alumínio, alguns chapéus de chuva velhos para aproveitar as varetas. Na mão, uma caixa de madeira com ferramentas, que pousava junto aos poiais das portas onde se sentava para trabalhar.
Um alguidar de barro já rachado para ser reforçado com “gatos” e cal, um chapéu de chuva para ser reparado, ou até mesmo um tacho de alumínio para ser remendado ou levar um fundo novo, passavam por aquelas mãos calejadas que, habilidosamente, por umas escassas moedas, lhes prolongava o tempo de uso.
Tempos magros... em que tudo era aproveitado ao máximo.
Umas moedas mal gastas fariam diferença no pão de cada dia.
Até há pouco tempo olhava esse passado com muito respeito e carinho. Hoje, penso nele com alguma apreensão em relação ao futuro.



 

1 comentário:

Arco Iris disse...

É mesmo Cila.... quem sabe se ainda não iremos ver essa profissão.
Recordo também o amola facas e tesouras.
Beijinhos